Logo Campana

Exame de sangue: Preparo, Coleta e Indicações do Hemograma

06 de Setembro de 2023

A realização de exames no sangue é uma ferramenta valiosa e rotineira da medicina, que auxilia no diagnóstico de diversas doenças, sendo importante também para a monitorização de tratamentos e prevenção de diversas condições que quando diagnosticadas precocemente podem ter sua evolução modificada.

A realização de exames no sangue é uma ferramenta valiosa e rotineira da medicina, que auxilia no diagnóstico de diversas doenças, sendo importante também para a monitorização de tratamentos e prevenção de diversas condições que quando diagnosticadas precocemente podem ter sua evolução modificada.


Preparo e coleta do exame de sangue

O procedimento de coleta de sangue é simples e seguro, sendo realizado por profissionais de saúde treinados. Uma amostra de sangue é retirada de uma veia, normalmente do braço, utilizando uma agulha estéril e um tubo de coleta a vácuo.

O preparo antes da coleta varia com os exames a serem realizados. Em geral, o jejum prolongado para boa parte dos exames de sangue não é necessário.

Consulte sempre o preparo do seu exame aqui e em caso de dúvidas entre em contato conosco ou com o seu médico.

Para alguns exames como a glicemia o jejum varia de 03 a 08 horas a depender da idade do paciente. Já para a coleta do colesterol o jejum não é mais obrigatório desde que o médico assistente esteja informado sobre as condições em que foi coletado para uma melhor interpretação.


O que o exame de sangue pode indicar?

Vários exames podem ser realizados no sangue.

O hemograma, um dos mais comuns avalia a série vermelha, série branca e plaquetas. Com o resultado é possível o diagnóstico ou suspeita de diversas doenças.

Através da dosagem da glicemia em jejum ou após a ingestão de uma solução açucarada, é possível identificar e monitorar o diabetes.

O perfil lipídico, que mede os níveis de colesterol total e suas frações e triglicerídeos, é essencial para avaliar o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto do miocárdio.

Exames de função hepática incluem a dosagem de enzimas do fígado como ALT, AST, o que possibilita diagnosticar problemas como hepatites e cirrose.

Exames de função renal, que medem os níveis de creatinina e ureia, são importantes para sinalizar condições como insuficiência renal.

Alguns exames hormonais podem detectar desequilíbrios, como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

O exame de sangue também pode identificar infecções, alterações na coagulação sanguínea, doenças autoimunes e outros distúrbios que podem não apresentar sintomas imediatos ou claros.


Como é o resultado do exame de sangue

Os resultados do exame de sangue são interpretados pelo médico que o solicitou, levando em conta o histórico médico do paciente, os sintomas apresentados e outros exames complementares. É essencial que o paciente compartilhe qualquer informação relevante com o médico e tire todas as dúvidas relacionadas aos resultados obtidos.


Em SP realize seu exame de sangue no Campana

No Campana, você encontra todo conforto e segurança que precisa para realizar seus exames de sangue. A coleta do material pode ser feita na unidade mais próxima de você sem necessidade de agendamento ou à domicílio - neste caso, basta agendar com o Campana Até Você

Saiba mais sobre a instrução de preparo para o exame



Para mais informações ou agendamento, acesse nossa página

Compartilhe: